segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Terceirão

A aula Era Vargas - nova versão já está disponível no link Arquivos.

Bom estudo!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gabaritos - 1º ano

Página 11

1) D
2) O Estado republicano é formado por cidadãos com participação política. A figura do súdito é própria dos Estados monárquicos ou imperiais. Sendo assim, se Roma se constituia como República, não poderia admitir a presença de súditos, mesmo se pertecessem a nações dominadas.
3) A religião pode ser usada como instrumento de controle da população mais pobre, tornando-a mais passiva através do temor de "seres invisíveis", garantindo aos patrícios os seus interesses econômicos e políticos em Roma.
4) As causas das rebeliõers dos escravos em Roma foram: a falta de liberdade devido a dominação político-militar de Roma e os maus tratos e castigo físicos que fazem parte do processo de escravidão.
5) D

Página 23

1) Apesar dos irmãos Graco e Augusto buscaram igualmente promover medidas emergenciais como o subsídio do trigo, os primeiros queriam resolver de forma definitiva os problema da plebe empobrecida, alterando a estrutura fundiária com a propopsta de reforma agrária negada pelo senado, e o segundo preocupou-se em distrir a plebe com a política Pão e Circo, enquanto fortalecia o estado e mantinha a ordem vigente que favorecia a elite.
2) E
3) Os romanos viam os espetáculos de sangue como demonstração de desprezo pela morte, mas na verdade, era um ritual de reafirmação do poder e autoridade de Roma sobre os povos dominados.
b) Ao sacrificar publicamente o gladiador, considerado um marginal, os romanos deixavam claro qual seria o destino de quem tivesse a pretensão de subverter a ordem de dominação. Isso valia tanto para dominação entre classes, como para a dominação sobre outros povos.

c) Porque as ideias cristãs de igualdade social, condenação a guerra e submissão a um único senhor, que é Deus, subvertiam a ordem que garantia o poder do imperador sobre todas as pessoas e de Roma sobre os povos dominados.
4) A atividade é a construção de estradas para a ligação das províncias ao centro do império. As estradas serviam tanto para a circulação do exército afim de conquitar ou preservar regiões já conquistadas, como para a circulação de mercadorias exploradas pelos romanos em suas províncias.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Duda - terceirão

Sobre o resumo do fim da URSS tenho a aula multimídia (link Arquivos ao lado) e estes sites:
http://www.brasilescola.com/historiag/urss.htm
http://professorpereira.blogspot.com/2007/05/crise-da-urss.html

Espero ter ajudado.

Beijos

domingo, 2 de agosto de 2009

Sugestão de leitura


Aqui estão as capas dos livros que eu comentei na aula.
Os livros deixam a desejar na análise crítica, mas a linguagem é super simples, ótima para iniciantes no estudo da História.


Boa leitura!