terça-feira, 6 de abril de 2010

Gabarito 1º ano - Módulo 2

Página 35
1) A importância do alfabeto para os povos antigos, assim como em todo sistema de escrita, foi a possibilidade de registrar dados e transmitir informações. Para os fenícios, o alfabeto fonético, mais prático e acessível, facilitava as atividades comerciais como organizar a entrada e saída de mercadorias.
2) a) A Fenícia estva localizada na passagem entre a Mesopotâmia, a Palestina e o Egito, tornando-se um ponto de cruzamento de comerciantes estrangeiros. A proximidade com o Mar Mediterrâneo facilitou o desenvolvimento do comércio marítimo.
b) o texto deve relacionar a localização geográfica da Fenícia, próxima ao Mar Mediterrâneo, e o litoral recortado com diversas ilhas com a dificuldade de centralização política, organização política em cidades-estado e o sistema política de talassocracia.
3)a) Significou o fim dos grandes impérios mesopotâmicos.
b) Dario dividiu o Império Persa em províncias chamadas satrápias, dirigidas por governadores, os sátrapas, que pagavam ao Estado imperial impostos; criou um serviço de informações com funcionários de sua confiança conhecidos como "olhos e ouvidos do rei"; unificou o sistema monetário com o dárico; criou um sistema de correios e estradas pavimentadas melhorando a comunicação entre as grandes cidades.
4) O zoroastrismo é uma religião dualista que se baia na crença de dois deuses, do bem e do mal. Acredita na existência do céu e do inferno, juízo final e vida eterna.

Retomada de conceitos

1) C
2) Comércio marítimo
3) E
4) A
5) B
6) Biblos, Tiro e Sidon. A principal contribuição dos Fenícios foi o alfabeto fonético.

Exercício de Integração

1)
a) O Código de Hamurábi baseou-se na lei de talião, uma lei de vingança e de retaliação de caráter agressivo e violento.
b) A legislação da Antiguidade era baseada nas punições violentas e na desigualdade social, cujas punições variavam de acordo com a classe social do réu, enquanto a legislação atual procura a igualdade no tratamento jurídico e a reitegração à sociedade da pessoa que é julgada.
c) Resposta pessoal.

Leitura Visual

1) A imagem apresenta uma área seca, desértica, e outra coberta de vegetação às margens de um grande rio.
2) As terras banhadas pelo rio Nilo estão sujeitas às suas cheias, tão importantes para a produção agrícola do Egito. Os grupos nômades se fixaram nas margens do rio Nilo inciando a produção agrícola e a contrução de obras hidráulicas para controlar as cheias dos rios.

Estudem bastante e boa prova!