quinta-feira, 2 de abril de 2009

Gabarito dos exercícios da Mesopotâmia e da Revisão

Mesopotâmia

5) a) Amoritas (babilônicos)
b) Os babilônicos dependiam da agricultura de regadio, assim a construção e manutenção dos diques era fundamental para a sua sobrevivência.
6) O Códiogo de Hamurabi foi o primeiro código registrado da História. Criado para fortalecer o poder do rei Hamurabi, baseava-se na Lei de Talião - "olho por olho, dente por dente", ou seja, a punição era semelhante ao crime cometido. Apesar da intransigência da Lei de Talião, as penas eram diferenciadas de acordo com a casta do criminoso ou da vítima, refletindo a desigualdade social vigente.
7) A base cultural da Mesopotâmia foi desenvolvida pelos Sumérios que tinham uma religião politeísta, antropomorfa e que não dava importância à vida pós-morte. Nas ciências, ganham destaque a astrologia, astronomia e a Matemática. As construções chamadas de zigurates serviam de locais para cerimônias religiosas, celebrações e, até mesmo, como depósitos. A escrita cuneiforme era registrada em placas de argila com o auxílio de estilketes.
8) Os egípcios acreditavam na vida pós-morte por isso mumificavam os corpos para que eles pudessem voltar a viver. Já os Mesopotâmicos acreditavam que se o corpo e a alma se encontrassem depois da morte, causaria vários males a população, logo, enterravam seus mortos bem longe das cidades.

REVISÃO

1) Devido a sua localização geográfica (Mar Mediterrâneo) privilegiada e às dificuldades da agricultura num solo pouco fértil.
2) Astronomia, construção naval e principalmente o alfabeto fonético.
3) Os hebreus se unificaram politicamente pois necessitavam de uma organização militar mais forte para enfrentar os povos que habitavam a Palestina ( filisteus e cananeus). Esta unificação foi auxiliada pelo monoteímo religioso desenvolvido pelos hebreus.
4) a) Fuga do Egito para o retorno a "Terra Prometida", liderada por Moisés.
b) Divisão do povo hebreu em dois reinos: Judá e Israel.
c) Dispersão do povo hebreu após a destruição de Jerusalém pelos romanos, devido a perseguições religiosas.
d) Movimento de retorno dos Hebreus (Judeus) à "Terra Santa".
5) Monoteísta, ideais de céu e inferno, Juízo Final, importância dos profetas para divulgar a religião e deu origem às três maiores religiões do mundo atual: cristã, islâmica e judaica.
6) Unidades administrativas (províncias) do Império Persa, governadas por sátrapas e submetidas ao poder político do Rei.
7) Idéia de bem e mal, Juízo Final e a existência do céu e inferno.

Desculpe os erros de digitação! Resolvo mais tarde!
Bom estudo!

5 comentários:

jailson disse...

Brigado Patricia

Anônimo disse...

ô fessora, sobre o exercicio da mesopotamia no 6º as principais caracteristicas do código de hamurabi pode ser:
Lei de talião, justiça semiprivada e desigualdade perante a lei ?

Anônimo disse...

professora pelo amor de Deus a prova é amanhã e cade a aula multimidia sobre os Hebreus,Persas e Fenícios? essa aula a senhora disse que iria colocar no blog então não fiz questão de copiar em sala só em prestar atenção sei que no modulo tem mas a aula multimidia tá bem melhor de estudar!


bjus!

lyvia soares primeiro "A"

Anônimo disse...

Pati, qual era o outro elemento comum à vida religiosa dos egípicios e dos mesopotâmicos além do politeísmo e do despotismo associado a ela?

xoxo :*

Anônimo disse...

AS RESPOSTAS ESTÃO CONFUSAS E DESORGANIZADAS.PRECISA MELHORAR.