quarta-feira, 6 de maio de 2009

Índia Atual

A civilização indiana conta com mais de 5.000 anos. É o segundo país mais populoso, com 936 milhões de habitantes e o sétimo maior do ponto de vista geográfico.
Faça um comentário sobre as características (polítca, economia, sociedade e cultura) da Índia Atual. Não esqueça de registrar a fonte.

Boa Pesquisa!

20 comentários:

Anônimo disse...

A economia da Índia é a 4ª do mundo em termos de PPA (Paridade de Poder Aquisitivo). É um dos destinos mais atrativos para investir e fazer negócios devido sobretudo a sua mão de obra qualificada, seus recursos naturais, seu mercado interno e sua fortaleza econômica.

A economia Índia experimentou importantíssimas mudanças desde a introdução das reformas econômicas em 1991. Estas reformas se basearam em 3 aspectos: liberalização, privatização e globalização.

O palcos atual da economia a Índia está caracterizado por um crescimento consolidado e com umas volúveis macroeconômicas muito consolidadas. O crescimento do PIB para 2006-07 foi do 9.2%.

Mais de 380 milhões de índios (72 milhões de lares) têm um ingresso anual de mais de 10.000 dólares (em termos de PPA). Se estima que em 2010 sejam 550 milhões de pessoas. As reformas econômicas desde princípios dos anos noventa fomentaram um novo espírito empresarial e o desenvolvimento de uma economia dinâmica apoiada pelo aumento dos ingressos per capita.

>>Victoria Gama 1º "c"
>fonte:
>>http://pt.reingex.com/br114eco.asp

Anônimo disse...

A Índia é uma democracia parlamentar. O poder executivo pertence ao primeiro-ministro.
Seu atual chefe de Governo é Manmohan Singh.O Congresso Nacional Indiano (também conhecido como Partido do Congresso) é a mais antiga das organizações políticas ativas na Índia, sendo, igualmente, um dos maiores partidos deste país.
Mais de dois terços da população depende da terra para viver. O cultivo principal é o arroz, alimento básico de grande parte da população, seguido pelo trigo. É um dos principais produtores mundiais de cana de açúcar, chá, algodão e juta. A Índia se encontra entre os principais produtores mundiais de mineral de ferro, carbono e bauxita, e produz quantidades significativas de manganês, mica, ilmenita, cobre e petróleo.
A origem exata da maior parte do povo indiano é impossível de ser determinada por conta da grande variedade de raças e culturas que invadiram e foram assimiladas no subcontinente.
Aproximadamente 7% do total da população pertence a mais de 300 tribos catalogadas.
A maior parte dos povos indianos não tribais tem características caucásicas e mostram uma considerável variação na cor da pele. Entre as tribos das montanhas setentrionais há características mongóis, como no caso dos nagas; e entre os grupos tribais como os santal de Bengala ocidental há características australóides.
A Constituição indiana tentou erradicar o antigo sistema de castas, que tem negado durante séculos a oportunidade de avançar socialmente o estrato mais baixo do sistema: os intocáveis (ou harijans).
De grande diversidade cultural, a Índia tem no seu povo o retrato de uma sociedade rica em costumes mas também de confrontos étnicos. Os hinduístas e muçulmanos estão sempre em animosidades, pelo lado da religião, mas a origem do povo indiano através das invasões de outros povos, deixa claro que a grande diversidade cultural é resultado de animosidades, mas nem por isso deixa-se de preservar a cultura.

Fontes: http://www.viacapella.com.br/portal/indiaatual.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_%C3%8Dndia


Aluna: Roberta Fernandes, 1º ano "A"

Camila Hansen disse...

De grande diversidade cultural, a Índia tem no seu povo o retrato de uma sociedade rica em costumes mas também de confrontos étnicos. Os hinduístas e muçulmanos estão sempre em animosidades, pelo lado da religião, mas a origem do povo indiano através das invasões de outros povos, deixa claro que a grande diversidade cultural é resultado de animosidades, mas nem por isso deixa-se de preservar a cultura.

http://www.viacapella.com.br/portal/indiaatual.htm

Bahuan disse...

Sou Dalit, comentei no seu blog, agora ele está impuro.


fonte: caminho das índias

Raj disse...

Seu blog não é mais auspicioso, um Dalit. Arebaba Suria!

Anônimo disse...

A alimentação básica é constituída por cereais (arroz, trigo, milho, cevada, etc.) e pelas famosas especiarias com poderes medicinais. O tempero mais utilizado é o Iogurtes e queijo coalho seco não podem faltar. Apesar de algumas regiões consumirem peixe, galinha e carneiro, grande parte da população é vegetariana. O chá, preparado com açúcar e leite, é a bebida favorita.

Segundo a cultura hindu, cada pessoa origina-se de uma parte diferente do corpo do deus Brahma. É uma herança que se adquire ao nascer e que determina a casta à qual se pertence para o resto da vida. O casamento só pode acontecer entre membros da mesma casta. Esse sistema foi abolido na índia desde que Mahatma Gandhi, líder pacifista lutou para sua libertação. Mas alguns habitantes mais conservadores ainda o valorizam.

Bollywood é a indústria indiana de filmes e a que mais cresce no mundo! São produzidos cerca de 900 filmes por ano (Hollywood produz cerca de 650 filmes). A maior parte dessas produções é de musicais, com números de canto e de dança típicos.

Diogo Goes 1º "C"

fonte: http://www.vaicomtudo.com/2009/02/comidas-da-india-e-alguns-costumes.html

Carlos C. G. S. P. de C. Gama disse...

Curiosidade sobre a cultura indiana:

Na Índia, cultuamos os excrementos das vacas como Lakshmi, a deusa da riqueza. O Gobur-dhan puja (ritual de veneração dos excrementos de vaca) é literalmente o culto de ‘dhan’ (riqueza, abundância) proporcionado por ‘gobur’ (excremento).

O excremento de vaca é adorado porque é a fonte de renovação da fertilidade do solo e, consequentemente, da sustentabilidade da sociedade humana. A vaca se tornou sagrada na Índia porque constitui uma espécie que é uma verdadeira pedra angular para os ecossistemas agrícolas - - ela é um fator chave para a sustentabilidade da agricultura.

Fonte: http://www.imediata.com/lancededados/VANDANASHIVA/vandana_excrementos.html

Carolina Lira disse...

A maior parte dos fundamentos da matemática do modo como entendemos hoje em dia deve-se à Índia, pois todo o sistema de numeração é indo-arábico, ou seja, os árabes buscaram na Índia e difundiram os algarismos que usamos até hoje. A fórmula de Bhaskara que foi criada na Índia é usada para resolver todas as equações de segundo grau.

A grande contribuição para o mundo além da filosofia, que faz parte da vida de todos os indianos, são os avanços na tecnologia da informação, pois a Índia hoje tem exportado Phd's na área de softwares principalmente para a Europa e EUA. No Brasil, o Departamento de Microeletrônica da Universidade de São Paulo, USP, o Instituto de Pesquisas Espaciais, INPE, e o IPEN, Instituto de Pesquisas Nucleares contam com profissionais indianos em cargos importantes. No campo da pesquisa espacial, o telescópio Chandra, da NASA, que leva o nome do físico indiano, é superior em tecnologia ao telescópio espacial Hubble, mais conhecido por ser responsável por telecomunicações. Outra área importante é a biotecnologia, campo que a Índia domina sobre muitos países.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%8Dndia

Ana Waleska disse...

A origem exata da maior parte do povo indiano é impossível de ser determinada por conta da grande variedade de raças e culturas que invadiram e foram assimiladas no subcontinente.
São falados mais de 1.600 idiomas ou dialetos. A constituição estipula que o hindu é o idioma oficial, embora o inglês seja um idioma associado aos assuntos administrativos e também exista 17 idiomas regionais officializados.

Paula Houly disse...

Religião
~Hinduísmo: ...No sistema religioso hinduísta atual há uma série de ramificações, que geraram crenças e práticas diversas, assim como há muitos deuses e muitas seitas de diversas características. O Hinduísmo tem sua ênfase no que seria o modo correto do viver (dharma).

~Islamismo: ...Duas vertentes são reconhecidas no Islamismo : os sunitas (o maior e mais ortodoxo grupo islâmico, constituindo maioria religiosa em países como o Iêmen e a Arábia Saudita, entre muitos outros) reconhecem a sucessão de Maomé por Abu Bakr e pelos três califas que o seguiram; os xiitas reconhecem a sucessão de Maomé por Ali, seu sobrinho. Os símbolos mais importantes para os islâmicos são a família e a mesquita, os elementos centrais da vida dos seguidores do Islamismo.

~Cristianismo: ...O Cristianismo baseia-se na crença monoteísta, ao contrário das crenças contemporâneas à sua origem. Segundo a religião, Deus é o criador de todas as coisas no Universo, tendo criado o mundo em sete dias (Gênese). As religiões cristãs preconizam o amor a Deus e ao próximo, conforme os ensinamentos de Jesus.

~Sikhismo: A palavra "Sikh" significa "disciplina". Não há uma hierarquização na organização clerical da religião. Os cultos são realizados nos templos, onde hinos de louvor são cantados e orações matinais são feitas. A figura do guru significa, para os sikhistas, o guia dos seguidores para sua libertação (Moksa).

~Budismo: ...Para os budistas, o caminho da libertação e atingido a partir do momento em que o ciclo do Samsara é quebrado. [...]Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático.

~Jainismo: ...O sistema monástico regido por regras de ascetismo caracteriza a organização jainista. Além do ascetismo, outras regras devem ser seguidas: devoção à "tarefa" por toda a existência, abstenção total de posses pessoais, celibato e recusa do ato sexual, nunca prejudicar quaisquer seres vivos, nunca mentir e nunca roubar.

FONTE: http://www.viacapella.com.br/portal/indiaatual.htm#religiao

Paula Houly - 1º "B"

Matias Daniel disse...

Demografia

A Índia é o segundo país do mundo em população, estimada em 1,2 bilhões de pessoas (2008). Com uma população diversificada, a língua, a casta e a religião desempenham papel importante na organização social e política do país. Embora 80,5 por cento da população sejam hindus, a Índia conta também com o segundo maior contingente de muçulmanos no mundo (13,4%) , ademais de outros grupos religiosos como cristãos (2,3%), siques (1,9%), budistas (0,8%), jainistas (0,4%) e outros. Povos tribais nativos constituem 8.1% da população.
As principais aglomerações urbanas do país são Bangalore, Madrasta, Délhi, Hiderabade, Calcutá e Bombaim. Há 933 mulheres para cada 1 000 homens. A idade média é de 24,66 anos. A taxa de natalidade indiana é de 22,32 por 1 000 e a taxa de crescimento populacional é de 1,578% (estimada, 2008)

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia

Eliza Fiuza disse...

Apesar de a Inglaterra ter abolido o sistema de castas oficialmente em 1947, a Índia continuou usando esse sistema para dividir sua sociedade. Atualmente ainda há cerca de 3 mil castas e subcastas. Ninguém pode passar de uma casta para outra em uma vida. Se você nasce Dalit, vai morrer Dalit. Todo esse sistema contribui para aumentar as desigualdades socias e as chances de uma pessoa que nasceu em uma casta pobre enriquecer é muito pequena.
Os Brahmin vieram da cabeça de Brahma; os Kshatriya (xátrias), dos ombros; os Vaishya (vaixás), das cochas; e os Shudras (sudras), dos pés. Os Dalits ou Párias, são considerados a poeira dos pés, e não fazem parte do sistema de reencarnação. São considerados impuros e ficam com os piores empregos.
A Índia também é o segundo maior centro cinematográfico do mundo, perdendo apenas para Hollywood, nos EUA.
23 idiomas são falados no território.
240 mil deuses são cultuados

Fonte: Aventuras na História

isabelle :] disse...

Em 1991, o produto interno bruto era de aproximadamente 301.400 milhões de dólares, cerca de 330 dólares per capita. A unidade monetária é a rúpia indiana.

Mais de dois terços da população depende da terra para viver. O cultivo principal é o arroz, alimento básico de grande parte da população, seguido pelo trigo. É um dos principais produtores mundiais de cana de açúcar, chá, algodão e juta.

A criação de gado, em especial búfalos, cavalos e mulas, é uma característica destacada da economia agrícola, embora a falta de pastos e água impliquem em um rebanho de pouca qualidade.

Embora muito pouca desenvolvida comercialmente, a pesca segue sendo uma atividade vital em algumas regiões, como o delta do Ganges e a costa sudoeste.

A Índia se encontra entre os principais produtores mundiais de mineral de ferro, carbono e bauxita, e produz quantidades significativas de manganês, mica, ilmenita, cobre e petróleo.

Possui um setor industrial muito diversificado. A siderurgia e a metalurgia domina em termos de produção. A indústria têxtil — especialmente a de algodão — é um dos setores mais antigos e um dos mais importantes.

http://www.viacapella.com.br/portal/indiaatual.htm#religiao

Caroline Freitas disse...

Arquitetura indiana
a arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cultura_indiana.htm

Felipe Manoel disse...

Dança Indiana

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.

Música Indiana

A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).

Filosofia Indiana

A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.

Religião

A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.

Festas Indianas

Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

Aqui está o site: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cultura_indiana.htm

Felipe Manoel-1ºano"A"

Ana Marcelle disse...

Econômia

Em 1991, o produto interno bruto era de aproximadamente 301.400 milhões de dólares, cerca de 330 dólares per capita. A unidade monetária é a rúpia indiana.

Mais de dois terços da população depende da terra para viver. O cultivo principal é o arroz, alimento básico de grande parte da população, seguido pelo trigo. É um dos principais produtores mundiais de cana de açúcar, chá, algodão e juta.

A criação de gado, em especial búfalos, cavalos e mulas, é uma característica destacada da economia agrícola, embora a falta de pastos e água impliquem em um rebanho de pouca qualidade.

Embora muito pouca desenvolvida comercialmente, a pesca segue sendo uma atividade vital em algumas regiões, como o delta do Ganges e a costa sudoeste.

A Índia se encontra entre os principais produtores mundiais de mineral de ferro, carbono e bauxita, e produz quantidades significativas de manganês, mica, ilmenita, cobre e petróleo.

Possui um setor industrial muito diversificado. A siderurgia e a metalurgia domina em termos de produção. A indústria têxtil — especialmente a de algodão — é um dos setores mais antigos e um dos mais importantes.

fonte: www.viacapella.com.br

Ana Marcelle disse...

Cinema da Índia
Origem: Wikipédia

Bollywood

A indústria de cinema indiana é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e de número de filmes produzidos (somente em 2003 foram produzidos 877 longas metragens e 1177 curtas metragens). Os bilhetes de cinema na Índia estão entre os mais baratos do mundo. A indústria é sobretudo suportada por um vasto público. Em cada 3 meses um público tão grande quanto a população Índia visita as salas de cinema. Os filmes indianos são populares em várias partes do mundo, especialmente em países com comunidades indianas de tamanho significativo.

Os filmes indianos geralmente incluem muitas cenas de música e dança. Estas músicas costumam expressar emoções e paixões, que variam entre o amor, tragédia, triunfo e celebração. Nos filmes indianos costumam usar-se cantores de playback, ou sejam artistas que cantam as músicas, e os atores apenas sincronizam os seus movimentos labiais com a voz do cantor. As melodias de um filme indiano determinam em boa parte o sucesso comercial do mesmo

Anônimo disse...

India e legal

anonimo disse...

sou a assistente do diretor do cnsc de cajazeiras, na índia eles comem carne de vaca, falam indiano, é o país mais populoso e desenvolvido do mundo e não tem mec lanche feliz... isso é um absurdo.

Anônimo disse...

quando entrei neste sitre achei que ele fosse bom mas nao é nao tem nada de interessante ele é feito de comentarios nao da para fazer um trabalho mas nem se for para tirar um grande zero