quarta-feira, 29 de abril de 2009

China Atual - Primeirão

A civilização chinesa é uma das mais antigas conhecidas, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. O Império chinês já existia muitos séculos antes de Roma se tornar uma das maiores potências do mundo antigo e continuou existindo séculos após a queda do Império romano.Assim como a cultura grega serviu de modelo e inspiração para diversos povos do Ocidente, a cultura chinesa influenciou o desenvolvimento cultural de diversos países vizinhos, dentre os quais, o Japão e a Coréia. Os chineses também foram responsáveis pela descoberta da pólvora e pelas invenções do papel e da bússola.Não bastasse tudo isso, a cultura chinesa sobrevive em nossos dias e, segundo muitos analistas econômicos, a China deverá se tornar em décadas futuras a maior economia do mundo, posição atualmente ocupada pelos Estados Unidos.
Faça um comentário sobre as características (polítca, economia, sociedade e cultura) da China Atual. Não esqueça de registrar a fonte.

Estou aguardando!

30 comentários:

Rafael disse...

Depois da unificação sob o Império Qin, a China foi dominada por mais 10 dinastias, muitas das quais comportavam um complexo sistema de reinos, principados, ducados, condados e marquesados.

Rafael Celistre disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/China
esqueci de botar

Carolina Lira disse...

As relações políticas com regiões dependentes do império (reinos tributários) eram mantidas à base de casamentos, coligações militares e ofertas. Atualmente, a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/China

Caio Cesar disse...

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, fazendo deste país a quarta maior economia do mundo. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente 13% da economia mundial.

Caio Cesar disse...

a fonte.... esqueci tbm =D...
http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm

Camila Hansen disse...

A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.

/ http://www.suapesquisa.com/paises/china/cultura_chinesa.htm

Patricia Pedri disse...

Que legal,já temos vários comentários!
Mas não esqueçam: os comentários são sobre a CHINA ATUAL.

Caroline Freitas disse...

A china possui uma importante diversidade cultural.Como a escrita que é baseada em ideogramas (representando ideias,objetos,sentimentos).A China possui o mandarim como a principal lingua falada,porém existem outros tipos como o whu,contonês,dialetos min,jin,xiang,kejia,gan entre outros.

http://www.suapesquisa.com/paises/china/cultura_chinesa.htm

Eliza Fiuza disse...

A Revolução Cultural Chinesa foi executada por Mao Tsé Tung e o seu Partido Comunista. Eles implantaram o sistema comunista na China, e o que muitas vezes nós não sabemos é como as famílias chinesas, principalmente as que viviam no campo naquela época, sofriam.
A Revolução queria que os costumes tradicionais chineses fossem esquecidos (rituais, religião, etc) e que todos fizessem tudo o que o Partido Comunista queria. Muitas vezes, as pessoas não viviam em condições humanas decentes, e as do campo sobreviviam da agricultura. O número de filhos crescia cada vez mais e os pais não sabiam mais o que fazer para sustentar todos eles. A Revolução também proporcionou à China um isolamento do resto do mundo, e para os chineses saírem do país naquela época era um processo bastante delicado.
A revolução acabou quando um dos integrantes do Partido Comunista tomou o poder de Mao Tse Tung. Sua esposa, que era a responsável pelo Balé Nacional da China, foi presa junto a outros integrantes do partido.
O Comunismo sobrevive até hoje na China, mas temos que concordar que o país não é tão fechado quanto antes em relação ao mundo. Sua economia é absurda e a que mais cresce no planeta, 7% ao ano. Agora, a China já é o maior emissor de gases poluentes na atmosfera terrestre, tomando o lugar dos Estados Unidos, e não me surpreenderia se em alguns POUCOS anos, ela tomar o lugar desse país como o mais rico do mundo.
Tive acesso à essas informações pelo livro "Adeus China, o último bailarino de Mao" e pela mídia.

Jailson Aciole disse...

A filosofia chinesa teve um impacto extremo na cultura, tanto a nível erudito quanto a nível popular. As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) chinesa estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo (segundo a ordem cronológica.
No território chinês podemos encontrar diversas tradições religiosas, muitas delas dissemelhantes. A veneração dos antepassados, o islão, e outras religiões populares chinesas ombreiam com outras crenças onde se misturam as correntes filosóficas atrás referidas. O cristianismo (catolicismo e protestantismo), apesar de minoritário por ser de certa forma reprimido pelo governo comunista, não deixa, por isso, de ser uma religião de referência. Segundo o governo chinês, há 21 milhões de cristãos no país (16 milhões de protestantes e cinco milhões de católicos). O China Aid Association revelou que o diretor do órgão do governo chinês que supervisiona todas as religiões no país declarou "em off" que o número de cristãos na China seria de fato 130 milhões no início de 2008.

http://pt.wikipedia.org/wiki/China#Estrutura_social

Laura Alencar disse...

Em mais de 20 anos, a China já terá atingindo o equilíbrio entre o poder central e as regiões descentralizadas, o que lhe conferirá uma organização política e econômica muito competitiva, semelhante ao sistema federativo dos EUA. Os chineses vêm investindo pesadamente em ações, os milhares de estudantes que foram para universidades no Japão, Estados Unidos e Europa estão voltados para trabalhar na China.

FONTE: http://china.tudosobre.org/economia/caracteristicas-do-mercado-chines.html

Ana Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carolina disse...

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, fazendo deste país a quarta maior economia do mundo. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente 13% da economia mundial.

http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm

Anne Caroline Bomfim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne Caroline disse...

*Hábitos chineses à mesa

A maioria dos pratos na culinaria chinesa é servido em pedaços em tamanhos próprios para serem comidos ser cortar. Tradicionalmente, a cultura chinesa considera o uso de facas e grafos à mesa como uma coisa bárbara, uma vez que esses são vistos como armas. Também não é considerado cortês fazer que o convidao tenha trabalho de cortar sua própria comida.

*Mitologia e espiritualidade na cultura chinesa

Uma grande parte da cultura chinesa é baseada na noção de que o mundo espiritual existe. Vários métodos divinos têm ajudado a responder perguntas e até servido como alternativa à medicina. Folclores e mitologia têm ajudado a preencher o espaço para coisas que não podem ser explicadas. Na cultura chinesa freqüentemente há uma linha tênue entre mitos, religião e fenômenos não explicados. Muitas da histórias mitológicas e religiosas desenvolveram em feriados tradicionais chineses. Junto com a crença no sagrado, há também no mal. Práticas como o exorcismo taoísta é um dos conceitos passados por gerações. Alguns rituais de previsão de sorte ainda são usados hoje em dia, como o hábito dos biscoitos da sorte chineses, depois de centenas de anos de refinamento.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/

Ana Marcelle disse...

Meio ambiente

O crescimento econômico da China – e o aumento da demanda por energia – gerou um forte impacto no meio ambiente. Um relatório do Banco Mundial, de 1998, mostrou que 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo ficam na China, que também é culpada por parte da poluição atmosférica no Japão e nas Coréias.

A China é o segundo maior emissor de gás carbônico (CO2) do planeta e, como é considerada uma nação em desenvolvimento, ainda não tem que respeitar as exigências de redução.

A água também é outro motivo de preocupação no país. Os rios do norte estão secando, uma situação atribuída ao uso abusivo de suas águas e à profusão de represas. Por outro lado, a urbanização é tida como culpada pelas recentes enchentes que assolam o país.

Matias Daniel disse...

Supertição:
A superstição dos chineses é fora de série. Por exemplo, o ideograma do número 4 é parecido com o da morte, e por esse motivo os andares terminados com 4 (4, 14, 24, etc) de muitos prédios não existem, e os celulares terminados em 4 ou com muitos desse dígito, custam muito mais barato e em geral são utilizados por estrangeiros. O oposto ocorre com o número 8, que tem ideograma parecido com o da prosperidade. Justamente por isso é que a cerimônia oficial de abertura dos jogos começou no dia 08 / 08/ 2008, às 08:08 da noite.
População:
Diante do controle de natalidade imposto pelo governo, cada casal pode ter somente um filho, o que gerou uma geração com aproximadamente 90 milhões de chineses sem irmãos. Quanto ao sexo, nascem 119 meninos para 100 meninas.
Estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens ficarão solteiros.

Ana Waleska disse...

A China é o maior produtor mundial de alimentos, dentre eles o milho e o arroz. Possui a maior hidrelétrica do mundo na região das três gargantas, genrando energia pra suas indústrias e sua população, que por sua vez é também a maior população mundial.
Trabalhadores na China recebem baixíssimos salários por sua mão-de-obra, o que faz com que os produtos chineses sejam geralmente os mais baratos do mercado.

Ana Waleska disse...

a fonte:
http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm

Amanda disse...

Minérios

Em recursos minerais a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.
O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial, além de ocupar o ranking de sétimo lugar em produção de petróleo, essa corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importantes e encontrados com abundância são estanho, ferro e alumínio.

http://www.brasilescola.com/china/china-pais-que-mais-cresce.htm

ISADORA BARROS disse...

Até recentemente as análises econômicas sobre mercados competidores externos potenciais e pesos pesados da economia mundial não incluíam a China. Hoje, a nação chinesa se impôs como a segunda economia mundial, ao lado dos EUA, que estão perdendo o título de potência global hegemônica.

Tirei esse trecho de uma "introdução" do livro: China, o passado e o futuro de um gigante.

Sociedade

A sociedade chinesa tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão se mudando para os centros urbanos, deixando para trás seus costumes e seu estilo de vida.
Em muitas cidades, arranha-céus dominam a paisagem e marcas ocidentais conhecidas povoam shopping centers recém-inaugurados. A venda de celulares e computadores disparou, e estima-se que a China tenha 90 milhões de pessoas conectadas à internet – quatro vezes mais que em 2000.
Mas a modernização da China também torna visível um país cheio de contrastes, com milhões de pessoas à margem da prosperidade.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1154_chinahoje/page7.shtml

A China Hoje

A República Popular da China é o país mais povoado do mundo e o terceiro maior em área, ocupando uma parte considerável da Ásia oriental. Graças à abertura a uma política de mercado de base socialista, a China é hoje a segunda potência comercial do mundo.

A China apresenta hoje os mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial. Pais de dimensões continentais e uma população superior a 1 bilhão e 300 mil habitantes com cultura milenar, constitui um mercado potencial para gerar grandes negócios, para onde hoje estão se voltando os interesses de grandes investidores do mercado mundial.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080803150411AAYRNIj

Paula Houly disse...

-> Dois terços da China são montanhosos ou semidesérticos. A sua parte oriental é formada por férteis planícies e deltas. Há ilhas, sendo que a maior delas é Hainan, na costa meridional. Os rios principais são: Amarelo, Amur e Yu.
-> A China tem uma área de 9.596.961 Km2 e uma população superior a 1.300.000.000 de habitantes. Sua capital é Pequim. São cidades principais: Xangai, Pequim, Tientsin, Luta, Shenyang, Cantão, Wuhan, Harbin, Sain. 94% dos chineses são han e 11% de chuangs.
-> A agricultura é a base da economia. Os chineses plantam arroz, trigo, cevada, soja, painço, algodão, chá e tabaco. Há também grandes reservas de carvão, ferro, cobre, chumbo e outros minerais.


FONTE : http://www.tg3.com.br/historiadachina/

Anônimo disse...

Política
>Depois da unificação sob o Império Qin, a China foi dominada por mais 10 dinastias, muitas das quais comportavam um complexo sistema de reinos, principados, ducados, condados e marquesados. Contudo, o poder era centralizado na figura do Imperador. Este era ainda coadjuvado por ministros civis e militares e, principalmente, por um primeiro-ministro. Aconteceu, por vezes, o poder político ser tomado por oficiais (eunucos), ou familiares. As relações políticas com regiões dependentes do império (reinos tributários) eram mantidas à base de casamentos, coligações militares e ofertas. Atualmente, a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung.


Erica

Anônimo disse...

Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial, financeiro, está prestes a se tornar uma potência mundial.
Seu território se encontra localizado ao leste do continente asiático, a área do país corresponde a 9.536,499 km2, seu espaço é um dos maiores do planeta, com dimensão continental.Um destaque em relação aos outros países está no contingente de pessoas que habitam a China, atualmente a população chinesa é a maior do mundo, são aproximadamente 1,4 bilhões de pessoas. Em recursos minerais a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.

>>Victoria Gama
>Fonte:
>>http://www.brasilescola.com/china/china-pais-que-mais-cresce.htm

Sulian Cheng disse...

São muito calmos . Não se ouvem buzinas nos engarrafamentos. Não se vê chinês com cara de estressado.
Fuma-se em aviões na China.
Os chineses recusam gorjetas. Quando você deixa a gorjeta na mesa, o funcionário corre atrás de você para devolver o dinheiro.
Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas.
Há um restaurante em Pequim cuja especialidade é pênis. Isso mesmo, lá se tem pratos com o membro de 9 animais : Touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo, e como o povo acredita que o prato é afrodisíaco, não faltam clientes.
77% dos chineses não sabe que a Aids pode ser evitada com o uso da camisinha.
Na China há a superstição de não costumar falar muito o numero quatro, pois, a pronuncia de 4 em chinês é quase igual a morrer. Eles acreditam que quanto menos você falar 4 é melhor, pois, não chama a morte.

http://papodehomem.com.br/20-curiosidades-sobre-a-china/

Sulian Cheng disse...

Uma lenda

Segundo uma lenda chinesa, o chá foi descoberto por volta do ano 2.737 a.c. pelo Imperador Shen Nong.

Diz a lenda que Shen Nong numa das suas viagens, parou para descansar e matar a sede debaixo de uma arbusto selvagem de chá...

Os camponeses serviram-lhe água fervida, para prevenirem doenças. Entretanto, uma leve aragem agitou os ramos e cairam algumas folhas de chá dentro da água fervida.

O Imperador deliciou-se com o líquido dourado, achando a mistura muito refrescante e revitalizante.

O Imperador Shen Nong tornou-se lendário como o “pai do chá”, ao descobrir desta forma o chá há cerca de 5000 mil anos!

Unknown disse...

obrigada a todos que escreveram.voces me ajudaram muito.
valeuu!!!bjs

leticia disse...

muito bom o que vcs fez sore a china atual era isso que eu precisava muito bom nota dez

leticia disse...

As relações políticas com regiões dependentes do império (reinos tributários) eram mantidas à base de casamentos, coligações militares e ofertas. Atualmente, a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung.

Unknown disse...

uuuuhhhhh!!!Isto me ajudou muito!Consigui retirar duas curiosidades da China atual que minha professora pediu!Muito obrigado por todos!(obrigado,senão ir ser anotada na pasta,não vou ser!).