terça-feira, 12 de maio de 2009

Exercícios: Índia, China e Japão

1) Como foi o processo de formação das dinastias na China?
2) Caracterize o confucionismo.
3) Descreva a Rota da Seda.
4) Compare as estratégias de centralização política das dinastias Qin e Han.
5) Quais as causas da construção da Grande Muralha?
6) Caracterize as civilizações que deram origem a civilização hindu.
7) Como o hinduísmo justificava a divisão social em castas na Índia Antiga?
8) Caracterize o budismo.
9) Quais foram as medidas para centralização política no Período Yamato (Japão)?
10) O Xogunato era um regime feudal existente no Japão até a idade moderna. Semelhante ao feudalismo, porém com características orientais.Caracterize o xogunato.
11) Qual era a função sócio-política dos samurais?

Leve as questões resolvidas para a aula de QUINTA-FEIRA.

Bom estudo!

12 comentários:

Anônimo disse...

Professora, quanto a 5° questão perguntando as causas da construção da grande muralha, eu posso botar que o imperador Qin ordenou a construção da grande muralha para defender seu reino contra a invasão estrageira (Mongois)?

Júlia Lamenha - 1° ano B

Anônimo disse...

professoa orbrigao pelo exercicio mais eu fiquei em duvida na 10 questao
gabriel 1c

Caroline Freitas '1 B' disse...

Professora a 4 questão pode ser respondida assim?
A dinastia Quin ultilizava o legalismo dizia que as pessoas eram más e egoístas alcançando a harmonia através de regras rígidas de comportamento,facilitou a escrita para que todos tivessem acesso ao legalismo.Por serem regras rígidas causou revoltas.A dinastia Han fez concursos públicos onde eram contratados mandarins que adiministravam o império.Os mandarins divulgavam o confucionismo que pregava respeito,ordem e harmonia.

Anônimo disse...

professora eu li aquele livrinho, fez o exercício, e vi os sites assim está bom para a prova?.

Larissa Cavalcante '1B' disse...

Professora eu queria saber como era determinado quem seria o lider de cada região, de cada clã, e o que era necessário para ser um lider.

Anônimo disse...

É preciso saber as divisões sociais do povo indiano e do povo japonês?

inpi disse...

Viva, professora Patrícia!

Sou uma professora de Língua Portuguesa a alunos dos 10 aos 12 anos, em Portugal, num Colégio Católico, perto de Lisboa.
O Professor Fernando Pimentel me forneceu seu link para eu comunicar.
O nosso blog de turma está inserido numa comunidade de língua Inglesa - a Edublogs - e estamos procurando professores Brasileiros que estejam desenvolvendo blogs com seus alunos, para nos comunicarmos e eventualmente nos comprometermos em projectos comuns.
Se a colega Patrícia nos puder ajudar, indicando contactos ou comentando em nosso blog, ficaremos muito gratos.
De momento eu estou em casa, devido a cirurgia ao joelho, pelo que meus jovens blogueiros não estão publicando: http://inpi.edublogs.org
Parabéns pelo seu blog de História - ele me parece ser de uma grande riqueza e rico da presença de alunos empenhados.
Ines Pinto

Caroline Freitas 1b disse...

Professora a primerira e a segunda questão da prova pode ser respondida assim?

1-Cada hindu tinha a sua casta devido as suas boas ou ruins ações da outra vida.Para um hindu ir para uma casta maior tinha que ter um bom dharma(código de conduta)a através desse dharma teria um bom karma o qual seria a base para ir para outra vida purificando a sua alma.Para chegar a outra vida tinha que reencarnar.

2-Era de servir com cobrança de impostos e serviços da corte imperial com total lealdade.Em troca rrecebiam previlégios, terras ou pagamentos.

Renata Braga disse...

Professora ta ai a 1°e a 2° questão da prova.

1-Era dividida de acordo com a pureza daalma.Existia o Karma e o Dharma,um código de conduta que afirmava que se a pessoa tivesse um bom comportamento sua alma seria purificada e ela reencarnaria em uma casta superior.O Dharma era usado como forma de controle e centralização de poder, já que não havia uma mobilidade social neste sistema.

2- Eram pessoas que defendiam seus senhores em troca deterras e riquezas.Após enriquecerem, tornando-se senhores de terras e ganharem prestígio social,tornaram-se uma casta que era baseada na hereditariedade.

Renata Braga 1°B

Anônimo disse...

Professora se puder colocar,os slides de Atenas.

Felipe 1ºA

Unknown disse...

o que é a china a india e o japao!

Blog do canal TV Resistência Contemporânea disse...

Valeu professora, sou professor de história aqui em Brasília-DF e, também tenho um blog para fazer essa ponte com os alunos e alunas, valeu, parabéns!